Pular para o conteúdo principal

Metas para 2017



Este texto está longe de ser algo que você costuma encontrar no Facebook, com listinhas do que você deseja para 2017. Meu objetivo não é te dizer pra não fazê-las, muito pelo contrário. Eu acho ótimo e indico sim, mas vamos fazer com consciência. Fala sério, quantas listinhas de final de ano você já fez, e quando chegou no ano seguinte você viu que não cumpriu nadinha daquilo que você estabeleceu? Muitas vezes né?

Antes de fazer a tal lista, vamos fazer uma retrospectiva do ano que passou (e dos anteriores já que você não está fazendom isso direito né?). Pensa em tudo que aconteceu ao longo do seu ano, tudo tudinho. Realizações, frustrações, conquistas. Vamos separar mais ou menos assim:
  • O que aconteceu que deu certo/eu gostei.
  • O que aconteceu que deu errado/eu não gostei.

E diante desses fatos, ou caso você esteja com alguma dificuldade de amadurecer essa ideia (o que fazer para que continue assim, se for bom; o que fazer para mudar o que aconteceu, se foi ruim). 

Vamos pensar da seguinte forma:

  • O que aconteceu/qual é o fato.
  • O que eu pensei diante desta situação,
  • O que eu senti diante desta situação,
  • O que eu fiz diante desta situação.

Esses três quesitos irão te auxiliar para estabelecer as metas de forma mais realista baseada exatamente nas suas atitudes e nas consequências das suas atitudes. Ou seja, você vai criar metas pensadas por você e baseadas nas coisas realizadas por você. E não aquelas que você copia de alguém que publicou no facebook, totalmente incompatíveis com a SUA realidade.

O objetivo principal dessas listas é a evolução. É melhorar. Então não devemos ter vergonha do passado, ele é um grande aliado para nós neste momento. Ele que vai nos dar o direcionamento daquilo que temos que melhorar ou insistir. Vamos olhar para dentro de nós e buscar a resposta dentro de nós. Talvez aquilo que funcionava antes pra mim, não funciona mais. O que funciona pro outro, pode não funcionar pra mim.

Porque é fácil você ler lá no facebook "ser uma pessoa melhor". OK, isso é ótimo! Mas você vai ser uma pessoa melhor baseada em que? O que você precisa mudar na sua vida, nas suas atitudes, para ser uma pessoa melhor? Também ajuda se você pensar: onde eu quero estar daqui 1 ano? E daqui a 5, 10, 15? O que eu preciso fazer para alcançar isso?

Podemos até achar que "fazer academia" é uma meta que o outro colocou lá na listinha dele e você precisa também, então vai lá e coloca na sua listinha também. Mas você estuda, trabalha, trabalha inclusive sábado, ganha pouco. Ai você pode pensar que não irá gastar o pouco dinheiro que ganha para pagar academia se não pode ir, ou se você for mais ousado procurar uma academia mais cara mas que tenha a disponibilidade que você precisa, mas você chega em casa tarde e muito cansado e acaba não indo de qualquer forma. Viu só? A sua lista já está falhando ai. O objetivo no final do ano seguinte é você ter feito "check" em todas ou na maioria das coisas que você listou. Então porque não substituir essa meta de fazer academia por "praticar algum esporte/atividade física regularmente", "ser mais saudável".

Não é um método de escapar. Muito pelo contrário. Você amplia a sua meta para que de certa forma, quando você olhe para aquele papel colado na sua parede, você pense nas várias possibilidades de realizá-lo e finalmente cumprir os itens da sua lista.

É importante também pensar nas metas pensando só em você. Isso não é egoísmo. A questão por trás disso é que você não pode querer que o outro tenha as mesmas metas que você. Por mais que ele tenha, não podemos lhe atribuir essa obrigação de realizar junto à nós. Se a pessoa quiser acompanhar, ótimo. Se não quiser, ótimo também. Essa metas é pra você, com você, por você.

Agora que você já aprendeu como deve fazer sua listinha, me conta, quais são sua metas para 2017? Eu já fiz a minha. O que posso dizer é que o primeiro item da lista é dar mais atenção pro blog. Será que vou conseguir?

Ah, e não esquece de anotar tudinho pra no final de 2017 você comparar o que conseguiu realizar e o que não conseguiu, e estabelecer as novas metas pro ano que virá.

Beijinhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não conheça seus herois

Foto: Pinterest A vida foi dura comigo e você mais ainda. Cansei de falar para você e nos textos sobre você que, antes de te conhecer, eu havia feito uma promessa pra mim “ser sempre sincera com meus sentimentos” . Estou tentando não agir tanto por impulso, principalmente quando se trata de você. Em penso, vejo um filme romântico ou uma publicação no Twitter e logo me vem a vontade de te mandar uma mensagem onde eu deixo claro todo meu interesse. Já estou de longe acostumada com sua demora para responder, ainda mais agora que está sem celular. Esse período aguardando por sua resposta me faz viajar em milhões de possibilidades. De quantas formas você consegue ser grossa sem ser mau educada? Parece que eu sempre estou pisando em ovos com você, mas não me lembro de uma vez se quer em que você tenha pisado de outra forma se não sutil, nos sonhos que eu estendi sob seus pés (já diria W.B.). É sempre aquela resposta doce que abraça e envolve, mas sem criar expectativas. Somente alg

Esqueça aqueles planos...

"Esqueça aqueles planos, eles não são mais seus." Eu nunca quis ter três filhos; jamais pensei em trocar meu vestido de noiva em estilo princesa por um mais moderno; eu também nunca gostei muito de prender o meu cabelo... Você entrou na minha vida e de repetente eu estava planejando o nome dos meus filhos, o dia do meu casamento, e até mesmo resolvi não mudar de cidade para cursar a faculdade. Outras cidades da baixada não me pareciam mais tão ruins assim; eu até poderia morar em Praia Grande. A cerveja já não tinha mais um gosto tão ruim assim e sair com meus amigos bêbados não era a parte mais divertida da minha semana. No começo, naquelas primeiras semanas, ainda estávamos nos conhecendo e descobrindo o que cada um gosta... Era muito bom ter (ou parecer) uns 15 anos a mais. Me sentia adulta, podia sair por ai andando de mãos dadas e ainda por cima ter uma enteada. Mas eu não sou 15 anos mais velha, eu não estou preparada para ter uma enteada ou dividir alguém qu

Laranja

Foto: Pinterest Unha vermelha porque eu sei que você gosta. Mas sem batom, você não gosta do gosto do batom invadindo nosso beijo. Não posso julgar, nunca beijei ninguém de batom. Quando penso em você penso em amarelo. Uma escritora por aí também fala muito sobre essa cor. Também combina com a minha flor favorita, girassol, e com a figura que me representa você: o sol. Vermelho com amarelo dá laranja que um dia em uma aula de física aprendi que é a cor mais forte do arco-íris. Eita, fui longe. “ Quando eu crescer quero ter essa criatividade ”, você diria. Sei que vai rir quando ler isso (antes dos outros, coisa que eu prometi que nunca faria).